Profeshow

Adaptação na Escola

Posted on: 21 de janeiro de 2009

infantilmagia441Alunos e pais solicitam atenção nesse período

Os pequenos do Maternal, Jardim e Pré podem ficar apreensivos em seus primeiros disas de aula. Para os que vêm à escola pela primeira vez, este é um espaço completamente diferente e novo. Para os que estão voltando eles passaram os últimos dois meses brincando em casa. “Procuramos transformar a primeira semana de aula uma experiência prazerosa e natural para os alunos”.

Para que isso aconteça, ahá fatores imprescindíveis: ” O comportamento das atividades que serão propostas e um bom relacionamento com os  pais  não podem faltar”. E sse é um trabalho feito em conjunto, envolvendo a direção e a coordenação da escola, as professoras, os pais e os alunos.

Pais: participação importante

Nos primeiros dias de aula é importante a participação dos pais na escola, conhecendo o lugar onde seu filho irá estudar. O vínculo estabelecido com os pais é fundamental para a adaptação da criança. ” Se os pais se sentirem seguros, seus filhos tenderão a também se sentir. As famílias precisam ser acolhidas, e o processo de separação entre pais e filhos, trabalhado”.

Orientação aos pais   

Em uma conversa com  os pais, é possivel pedir-lhe um apoio no processo de adaptação de seus filhos:

* Mantenham a rotina normal da criança no período de adaptação, evitando propor mudanças, como tirar a chupeta ou a mamadeira.

*Evitem perguntas insistentes, como: “Gostou da professora?” ou “Já conheceu muitos amiguinhos?”, que só pressionam a criança.

É melhor deixá-las expressar livremente mesmo que isso não ocorra logo no início.

Postura da professora        

Nesse primeiro contato com os alunos, a professora tem de transmitir sobretudo acolhimento. Seja:  

*Afetuosa

*Atenciosa

*Simpática

*Alegre

*Clara em suas explicações

Uma maneira lúdica e eficiente de se apresentar ás criança e mostrando a elas algum objeto ou lugar de que você gosta muito e explicando por quê. Você pode levar um livro ou bichinho de pelúcia seu por exemplo.

ATIVIDADES INICIAIS       

No começo das aulas, o foco dever estar na integração, nas brincadeiras com nomes, para que os alunos se conheçam, e na exploração dos espaços da escola. “As crianças em geral  se sentem mais atraidas pela quadra, pelo pátio, pelo parquinho. É interessante que se desenvolvam atividades bem lúdicas nesse período, fazendo-as aceitar a professora e a relacionar o ambiente escolar como algo prazeroso”.

Essas brincadeiras também ajudam a professora a sentir  a dinâmica e as necessidades do grupo. As atividades são planejadas a partir das características do grupo, pois, com  a ajuda da orientação educacional, a professora já tem o histórico dos alunos.

Ao conduzi-las pelos ambientes da escola, o ideal é explicar com clareza tudo o que elas estão vendo e também tudo o que vão fazer por lá. A professora pode inclusive pedir aos alunos para ajudá-la, assim eles sentem que estão participando desde o princípio.

Para acolher um aluno novo, que possa estar ainda um pouco deslocado. a professora também pode pedir ajuda às crianças que já estudavam na escola, apresntando-o: “Este é o nosso novo coleguinha, que se chama….”

Fonte: Guia Prático para Professoras de Educação Infantil – janeiro/2006

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

janeiro 2009
S T Q Q S S D
     
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

Visitantes

%d blogueiros gostam disto: